Novidades

Delta do Parnaíba

Entre dunas e manguezais

Onça-pintada

Imagens inéditas da onça-pintada na natureza

Novas imagens do Pantanal

Disponível no arquivo, material produzido em dezembro de 2022

Drone

Produção de imagens aéreas

A partir de janeiro de 2020, iniciamos a produção de imagens aéreas com o auxílio de um drone. Já foram registrados diversos biomas como manguezal, caatinga, mata de araucárias, mata atlântica, mata dos cocais, campos de altitude, cerrado, campos sulinos, além de diversas situações relativas a agricultura, usinas solares, etanol, hidrelétricas, eólicas, térmicas.

Xavantes

Nova etnia indígena

Em setembro de 2021 forma produzidas imagens de tribo xavante no norte de Mato Grosso, abordando diversos aspectos da cotidianidade, e especialmente os rituais e disputas da Festa do Adolescente, evento que ocorre a cada 5 anos

Sequências

Nova organização para localizar sequências de imagens

Para facilitar a pesquisa de imagens sequenciais, comparando-se lado a lado imagens que abordam o mesmo lugar em diversos horários ou estações, fases da vida animal e vegetal, criamos um novo ícone na página inicial de nosso site.
Em PESQUISA POR TEMAS, procure o último ícone, no canto inferior direito - sequências.
Clicando-se nele, será aberta uma página com temas principais, como animais, plantas, estações, agricultura, que guardam subdivisões - fases da vida de animais e plantas, maré alta e baixa, ecossistemas em estação chuvosa e seca, estações do ano, etapas de culturas agrícolas, entre outras.
Clicando-se na sequência desejada, aparecerá um pequeno ícone, e clicando-se sobre ele, uma imagem em maior dimensão, com uma ou mais opções, e os códigos de cada foto assinalados, para facilitar a escolha.
As imagens em alta deverão ser obtidas pelo método tradicional, pesquisando-se os códigos e fazendo o download automático, ou ainda solicitando-as por e-mail.

Pantanal na Cheia

Novas imagens do Pantanal na estação chuvosa

Estão disponíveis para pesquisa novas imagens do Pantanal realizadas no início do ano de 2018, durante a estação das chuvas.
Diversos pares comparativos entre a estação seca e estação chuvosa foram formados, e podem ser visualizados na PESQUISA POR TEMAS.
Clique no último ícone (SEQUÊNCIAS) e busque os ícones PANTANAL FLOR E CHEIA, PANTANAL RIO SECO CHEIO, PANTANAL SECA E CHEIA 2, 3 e 4

Fabio Colombini no Domingão do Faustão

Programa Domingão do Faustão homenageia os 30 anos de trabalho do fotógrafo

Neste domingo, 28 de janeiro, o quadro Telão do Domingão, no Programa Domingão do Faustão da TV Globo, homenageou os 30 anos de carreira do fotógrafo Fabio Colombini, apresentando diversas imagens de seu acervo. veja notícia em https://gshow.globo.com/programas/domingao-do-faustao/noticia/telao-do-domingao-mostra-imagens-de-expedicoes-de-fabio-colombini.ghtml

Santuário de Aparecida

Lançamento do livro “Santuário de Aparecida”, com autoria de Fabio Colombini e Cláudio Pastro

No dia 18 de outubro, o Santuário Nacional lançou o livro “Santuário de Aparecida”. O evento fez parte das comemorações pelos 300 anos de encontro da imagem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717. Com o texto do artista sacro Cláudio Pastro (1948-2016), o livro revela seu grande legado artístico, eternizado no maior santuário Mariano do mundo. Todas as imagens são do fotógrafo Fabio Colombini, que registrou com espiritualidade, os detalhes das obras sacras da Basílica e a beleza da fé transformada em arte pelo próprio povo brasileiro.
No formato de 23X20 cm, a obra apresenta 311 imagens, em 148 páginas, com edição bilíngue (português e inglês). Os interessados podem adquirir o livro no site e lojas oficiais do Santuário e da Editora Santuário.

Rio Grande do Sul

De espinilhos a tuco-tucos

As imagens provenientes da mais recente viagem de Fabio Colombini já estão disponíveis no site. Uma ampla visão do Rio Grande do Sul - do exclusivo bioma savana, terra dos espinilhos, até o ameaçado e pouco conhecido tuco-tuco, roedor das dunas do litoral gaúcho. As imagens enfocam os pampas, os canyons dos Parques Nacionais, os campos de cima da serra de São José dos Ausentes, o pico mais alto do estado, as florestas de araucárias, o banhado do Taim, a abundância de aves da lagoa dos Peixes, os sítios arqueológicos das missões jesuíticas, o sambaqui na Lagoa dos Patos, a arquitetura italiana de Antônio Prado, usinas eólicas e térmicas, e diversos outros assuntos.